Foi dada a largada para os preparativos da maior premiação do cinema. O Oscar 2024 acontece daqui alguns meses, mais precisamente em em 10 de março, e como é hábito, nesse período do ano cada país deve nomear os filmes que melhor representam a sua arte na indústria.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais já tem seis pretendentes para concorrer a uma vaga no Oscar. Mas isso não significa que já estamos no Oscar, serão 3 processos, de onde desses seis restará apenas 1 e esse 1, deverá concorrer com vários países onde serão escolhidos os cinco filmes que definitivamente estarão no páreo da categoria melhor filme internacional.
Foram 28 produções inscritas e dessa leva esses são os escolhidos:
´Estranho Caminho`, Direção: Guto Parente; Produção: Tardo Filmes
´Noites Alienígenas`, Direção: Sérgio de Carvalho; Produção: Saci Filmes
´Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha` , Direção: Eduardo Albergaria; Produção: Urca Filmes
´Pedágio`, Direção: Carolina Marcowick; Produção: Biônica Filmes
´Urubus`, Direção: Claudio Borrelli. Produção: Killers Filmes
´Retratos Fantasmas` – Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Cinemascópio Produções
No dia 12 de setembro será divulgado o filme que representará definitivamente o Brasil, sendo que ele pode ou não entrar na concorrência. A 96ª edição do Oscar está marcada para acontecer em 10 de março de 2024, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Em 2021 o Brasil teve um ótimo desempenho com o documentário `Babenco´. A diretora do filme, Bárbara Paz e viúva do cineasta, conseguiu mobilizar o país com uma estratégia de marketing e publicidade para o longa, que conta a história de vida do cineasta naturalizado brasileiro.
´Babenco´ estava com grandes chances de concorrer nas categorias documentário e filme internacional, mas não foi selecionado na última etapa. Vamos torcer para que alguma produção nacional consiga romper essa bolha e concorrer à tão cobiçada estatueta dourada.