O Surrealismo no cinema: a arte do absurdo e do inconsciente

O Surrealismo desafia o espectador a confrontar o desconhecido e a abraçar o mistério e o absurdo como partes da experiência humana.

O Surrealismo, movimento nascido no início do século XX, trouxe para o cinema um universo de imagens oníricas, narrativas fragmentadas e críticas sociais que desafiavam o público a ir além da lógica. Explorando o absurdo e o inconsciente, esse estilo busca tornar visível o invisível, revelando os aspectos mais profundos da psique humana. No cinema, o Surrealismo se destacou por desestruturar a narrativa tradicional e explorar imagens perturbadoras e simbólicas, impactando tanto a indústria quanto a experiência dos espectadores.

1 – Surgimento do Surrealismo e origem do nome

O Surrealismo surgiu no cenário artístico europeu dos anos 1920, marcado pela publicação do Manifesto Surrealista de André Breton em 1924. Sendo assim, influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, Breton via no Surrealismo uma oportunidade de trazer à tona o inconsciente e os desejos reprimidos. Nesse sentido, a palavra “surrealismo” foi criada a partir do francês surréalisme, que significa “além do real”. Portanto, para Breton, essa era a definição de um movimento que deveria explorar o mundo dos sonhos e aquilo que está além da realidade visível.

O Surrealismo logo se estendeu a várias formas de expressão artística, como literatura, pintura e cinema. No cinema, especificamente, essa nova forma de arte encontrou uma oportunidade única de explorar os limites do que é visualmente possível, criando imagens que desafiavam a lógica e o realismo convencionais. Nesse sentido, diferente dos movimentos mais objetivos e claros, o Surrealismo abraçava o mistério e o ilógico como partes intrínsecas da expressão humana.

2 – Precursores e influências do Surrealismo no cinema

Antes mesmo da chegada oficial do Surrealismo, certos cineastas já exploravam o potencial do absurdo e do fantástico. Nesse sentido, Georges Méliès, com suas técnicas pioneiras de truques de câmera e efeitos visuais, foi um dos primeiros a trazer o irreal para o cinema. Seu trabalho, embora não fosse explicitamente surrealista, abria portas para uma experiência cinematográfica que ia além da realidade física e cotidiana.

Outro movimento influente foi o Expressionismo Alemão, com filmes como O Gabinete do Dr. Caligari (1920). A distorção da realidade, as sombras dramáticas e a abordagem psicológica desse estilo contribuíram para a criação de uma estética perturbadora que, mais tarde, seria retomada pelo Surrealismo.

3 – Grandes nomes do Cinema Surrealista

No cinema, poucos artistas marcaram tanto o movimento surrealista quanto Luis Buñuel. Ao lado do pintor Salvador Dalí, Buñuel dirigiu o emblemático Um Cão Andaluz (1929), um curta-metragem que se tornou um manifesto do Surrealismo cinematográfico. O filme é famoso pela cena da lâmina cortando um olho humano, uma imagem simbólica e chocante que refletia o desejo do Surrealismo de desestabilizar o espectador e quebrar as convenções visuais e narrativas. Em seguida, Buñuel lançou A Idade do Ouro (1930), outra colaboração com Dalí, que continuou essa exploração surrealista com críticas afiadas à sociedade e à religião.

Jean Cocteau é outro nome fundamental. Em O Sangue de um Poeta (1930), Cocteau explorou temas de morte, identidade e criatividade usando uma estética onírica e introspectiva. No entanto, diferente de Buñuel, Cocteau abordava o Surrealismo de maneira mais poética e introspectiva, mas ambos compartilhavam o desejo de ultrapassar os limites do cinema narrativo e figurativo.

4 – Características do Cinema Surrealista

O cinema surrealista é caracterizado por algumas técnicas e temas principais:

Estrutura Não-linear: Filmes surrealistas muitas vezes rejeitam a narrativa linear e lógica, optando por histórias fragmentadas e desorientadoras. Portanto, essa estrutura não-linear reflete a maneira como os sonhos operam, sem um começo, meio e fim claros.

Estética Onírica e Imagens Surrealistas: A estética surrealista é marcada pela criação de imagens bizarras e descontextualizadas que provocam uma reação intensa. Por exemplo, em Um Cão Andaluz, a cena do olho cortado é impactante e enigmática, funcionando como uma metáfora visual.

Crítica Social e Humor Subversivo: Muitos filmes surrealistas usam o absurdo para criticar normas sociais e instituições como a religião e o casamento. Nesse sentido, Buñuel, em especial, fazia uso do humor subversivo e das imagens perturbadoras para expor as hipocrisias da sociedade.

O Surrealismo surgiu no cenário artístico europeu dos anos 1920
O Surrealismo surgiu no cenário artístico europeu dos anos 1920

5 – Evolução do Surrealismo no cinema

Embora o Surrealismo tenha perdido força nos anos 1930 com o início da Segunda Guerra Mundial, suas ideias continuaram a inspirar cineastas nos anos seguintes. Sendo assim, nos Estados Unidos e na Europa do pós-guerra, diretores experimentais e independentes começaram a explorar as possibilidades do cinema surrealista, utilizando suas técnicas para abordar temas existenciais e psicológicos.

Sendo assim, o movimento ressurgiu em formas híbridas nos anos 1960 e 1970. Influenciando cineastas como Maya Deren, com seus filmes experimentais que exploravam o inconsciente, e Stan Brakhage, cujas obras abstractas exploravam a percepção e o simbolismo.

6 – O Surrealismo no cinema moderno

Embora o Surrealismo tenha surgido como movimento cultural no século passado, suas influências estão presentes em cineastas contemporâneos. David Lynch, por exemplo, é um dos diretores mais reconhecidos pela sua abordagem surrealista, utilizando elementos de sonhos e do absurdo em filmes como Eraserhead (1977) e Cidade dos Sonhos (2001). Terry Gilliam, com Brazil – O Filme (1985), e Darren Aronofsky, com Pi (1998), também fazem uso do surrealismo para explorar temas existenciais.

Além disso, cineastas como Yorgos Lanthimos, em O Lagosta (2015), continuam a explorar temas absurdos e oníricos que evocam o Surrealismo original, fazendo uso de imagens descontextualizadas e cenas que desafiam o entendimento imediato.

7 – Impacto do Surrealismo na indústria e no público

O Surrealismo causou um impacto duradouro na indústria cinematográfica ao expandir os limites da narrativa e da estética. Nesse sentido, sua influência pode ser vista não apenas no cinema de arte e experimental, mas também na publicidade, nos videoclipes e até em filmes de grandes estúdios que se aventuram em cenas visualmente ousadas e narrativas fragmentadas. O público, inicialmente chocado, começou a abraçar o estilo como uma forma de cinema reflexivo e provocador, que busca não apenas entreter, mas também questionar e desafiar as percepções.

8 – O legado do Surrealismo no cinema

Embora o Surrealismo como movimento tenha perdido força com o tempo, seu impacto e sua estética persistem. Portanto, o cinema surrealista continua a ser uma inspiração para diretores que desejam desafiar as convenções narrativas e explorar o inconsciente humano. Sendo assim, mais do que um estilo visual, o Surrealismo representa uma filosofia que desafia o espectador a confrontar o desconhecido e a abraçar o mistério e o absurdo como partes da experiência humana.

O cinema surrealista permanece como um lembrete de que o cinema pode ser muito mais do que uma narrativa linear: ele pode ser um espelho do inconsciente, uma porta para o estranho e o inexplicável, e uma celebração da liberdade criativa.

Para aqueles que desejam compreender o papel transformador do Surrealismo no cinema, esse movimento nos lembra da capacidade única do cinema de capturar, com liberdade, os aspectos mais profundos e desconhecidos da mente humana.

Embora o Surrealismo tenha perdido força nos anos 1930, suas ideias continuaram a inspirar cineastas
Embora o Surrealismo tenha perdido força nos anos 1930, suas ideias continuaram a inspirar cineastas

9 – Principais filmes do Cinema Surrealista

01 – Um Cão Andaluz (1929), de Luis Buñuel e Salvador Dalí
Um marco do cinema surrealista, este curta-metragem desafiador mistura imagens desconexas e chocantes, desafiando a lógica narrativa e evocando o subconsciente.

02 – O Sangue de um Poeta (1930), de Jean Cocteau
Um poema visual que explora a imaginação e a transformação artística, misturando cenas oníricas e simbolismo em uma jornada introspectiva sobre o papel do artista.

03 – O Discreto Charme da Burguesia (1972), de Luis Buñuel
Uma sátira espirituosa que desconstrói as normas sociais e expõe o absurdo da alta sociedade, através de jantares que nunca acontecem e sonhos que se entrelaçam com a realidade.

04 – O Lagosta (2015), de Yorgos Lanthimos
Um conto distópico onde solteiros são transformados em animais se não encontrarem um parceiro. Nesse sentido, o longa mistura humor negro e simbolismo para questionar a pressão social sobre o amor.

05 – Meshes of the Afternoon (1943), de Maya Deren
Um filme experimental fascinante, que cria um ciclo de eventos enigmáticos e hipnóticos, explorando temas como identidade e o desdobramento do subconsciente.

06 – Quero Ser John Malkovich (1999), de Spike Jonze
Uma comédia surreal que brinca com a ideia de identidade, oferecendo uma jornada bizarra e original por dentro da mente do famoso ator John Malkovich.

07 – O Duplo (2013), de Richard Ayoade
Inspirado na obra de Dostoiévski, este thriller surreal segue um protagonista perturbado ao ser confrontado por um doppelgänger que ameaça tomar sua vida, em uma atmosfera opressiva.

08 – O Homem Duplicado (2013), de Denis Villeneuve
Um drama psicológico e misterioso que explora a identidade e o subconsciente, com uma trama inquietante sobre um professor que descobre ter um sósia idêntico.

09 – Estrada Perdida (1997), de David Lynch
Um thriller enigmático que embaralha a narrativa linear e mergulha em uma espiral de realidades paralelas. Nesse sentido, o terror e o desejo se entrelaçam em um quebra-cabeça surreal.

10 – Brazil, o Filme (1985), de Terry Gilliam
Uma sátira distópica surrealista que combina humor negro e crítica social, retratando um futuro burocrático e opressivo onde a fantasia é a única fuga possível.

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Alessandra Rocha
Alessandra Rocha
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