O brilho do Cinema Brasileiro: 10 filmes nacionais que são obras obrigatórias

A importância do cinema brasileiro transcende as fronteiras geográficas, desempenhando um papel crucial na representação da rica diversidade cultural do Brasil para o mundo.

O cinema brasileiro, como um dos pilares culturais mais proeminentes do país, resplandece em sua diversidade e autenticidade, conquistando um espaço inigualável tanto dentro quanto fora de suas fronteiras. Num panorama cinematográfico mundial dominado por grandes produções estrangeiras, o cinema nacional brasileiro emerge como uma voz vibrante, enraizada em suas raízes e alimentada pela criatividade singular de seus realizadores.

A importância do cinema brasileiro transcende as fronteiras geográficas, desempenhando um papel crucial na representação da rica diversidade cultural do Brasil para o mundo. Suas histórias emocionantes, personagens complexos e paisagens deslumbrantes cativam espectadores de todas as origens, oferecendo uma janela para a alma vibrante e multifacetada do país.

Ao traçar paralelos com as produções estrangeiras, em especial as norte-americanas, é inegável que o cinema brasileiro não se esquiva do desafio, mas o abraça com fervor e originalidade. Longe de ser uma cópia ou imitação, as obras cinematográficas brasileiras destacam-se pela sua autenticidade e singularidade, abordando temas universais com uma perspectiva única e uma sensibilidade única.

Além disso, a importância do cinema brasileiro vai além das telas, permeando a indústria cinematográfica global com sua influência inegável. Talentos brasileiros, tanto na frente quanto atrás das câmeras, têm contribuído significativamente para o enriquecimento e diversificação do panorama cinematográfico internacional, deixando sua marca na história do cinema.

Portanto, é imperativo reconhecer e valorizar o cinema brasileiro em toda a sua grandeza e relevância. Sua contribuição para a indústria cinematográfica é inestimável, sua voz é única e sua influência é duradoura. Que possamos continuar celebrando e apoiando o cinema brasileiro, honrando sua herança e nutrindo seu potencial ilimitado para inspirar e encantar o mundo.

´Vidas Secas` lançado em 1963 é uma obra-prima do cinema novo
´Vidas Secas` lançado em 1963 é uma obra-prima do cinema novo e um dos filmes brasileiros mais significativos

Brasil em cena: a saga do Cinema Nacional

Um breve panorama do cinema nacional brasileiro, destacando alguns momentos significativos ao longo das décadas:

Década de 1900 e 1910:

Nas primeiras décadas do século XX, o cinema brasileiro dá seus primeiros passos com produções pioneiras, com o curta documental “Os Estranguladores” (1908), de Francisco Marzullo e “O Crime dos Banhados” (1914), este um longa policial em preto e branco e mudo, dirigido por Francisco Santos.

Década de 1930:

A década de 1930 marca o início do cinema de ficção no Brasil, com filmes como “Limite” (1931), de Mário Peixoto, considerado uma obra-prima do cinema silencioso brasileiro.

Década de 1950:

Durante essa época, o cinema brasileiro experimenta um período de ouro conhecido como a Era de Ouro do Cinema Brasileiro. Destacam-se filmes como “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, que conquistou reconhecimento internacional ao vencer o prêmio de Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes em 1953.

Década de 1960:

Nessa época, o cinema brasileiro floresce com o movimento do Cinema Novo, que busca uma linguagem mais autêntica e engajada socialmente. Destacam-se filmes como “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos, que retrata a realidade social e política do Brasil de forma impactante e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha.

Década de 1970-1980:

Durante as décadas de 1970 e 1980, o cinema brasileiro enfrenta desafios políticos e econômicos, mas ainda assim produz obras notáveis. Destaque para “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto, baseado no livro de Jorge Amado, e “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1981), de Hector Babenco, que retrata a vida nas ruas de São Paulo de maneira crua e realista. Babenco, diretor argentino naturalizado brasileiro também deixou sua marca com ´O Beijo da Mulher Aranha`, uma produção américo-brasileira que conquistou inúmeros prêmios.

Década de 1990-2000:

Nos anos 90 e início dos anos 2000, o cinema brasileiro passa por um renascimento, com uma nova geração de cineastas emergindo e conquistando reconhecimento internacional. Destacam-se filmes como “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, que recebeu aclamação mundial por sua narrativa intensa e visceral.

Década de 2010-2020:

Nessa década, o cinema brasileiro continua a diversificar-se, explorando novas temáticas e abordagens estilísticas. Destacam-se filmes como “Que Horas Ela Volta?” (2015), de Anna Muylaert, que aborda questões de classe e desigualdade social, e “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que combina elementos de ficção científica e sátira política de maneira inovadora.

Este é apenas um breve panorama do cinema nacional brasileiro, destacando alguns dos momentos mais significativos ao longo das décadas.

´Deus e o Diabo na Terra do Sol`: o cinema nacional de Glauber Rocha chamou a atenção e os holofotes do mundo
´Deus e o Diabo na Terra do Sol`: o cinema nacional de Glauber Rocha chamou a atenção e os holofotes do mundo

10 filmes brasileiros considerados obras obrigatórias do cinema nacional

01 – Cidade de Deus (2002) – Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, este filme retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro e é aclamado pela sua direção, roteiro e atuações. A edição é dinâmica e possui elementos do estilo tarantinesco muito bem captados.

02 – Central do Brasil (1998) – Dirigido por Walter Salles, este filme conta a história de uma ex-professora que ajuda um garoto a procurar sua família no interior do Brasil. É elogiado pela atuação de Fernanda Montenegro, que concorreu ao Oscar de melhor atriz. Um filme emocionante que não deixa nada a dever às grandes produções de Hollywood.

03 – O Auto da Compadecida (2000) – Baseado na obra de Ariano Suassuna e dirigido por Guel Arraes, este filme é uma comédia que mistura elementos do folclore nordestino com crítica social. Pensado inicialmente para ser uma série de TV, seu potencial fez com que o diretor fizesse um corte também para o cinema, uma alternativa que viria a se tornar comum nas decorrentes produções da Globo.

04 – Tropa de Elite (2007) – Dirigido por José Padilha, este filme polêmico retrata a violência policial e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim e provou que a pirataria pode ser um forte aliado na divulgação e sucesso de um lançamento.

05 – O Pagador de Promessas (1962) – Dirigido por Anselmo Duarte, foi o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o primeiro a concorrer ao Oscar na categoria filme estrangeiro. É uma adaptação da peça teatral de mesmo nome criada por Dias Gomes.

06 – O Quatrilho (1995) – Dirigido por Fábio Barreto, é um drama romântico que retrata a vida de imigrantes italianos no Brasil. Também faz parte da fase inicial da Retomada e tem certa relevância por ter projetado o cinema brasileiro no Oscar em 1996, sendo indicado na categoria melhor filme estrangeiro.

07 – Cabra Marcado Para Morrer (1984) – Dirigido por Eduardo Coutinho, é um documentário que mistura ficção e realidade, contando a história de um líder camponês assassinado durante a ditadura militar. Um marco do cinema nacional.

08 – Vidas Secas (1963) – Baseado no livro de Graciliano Ramos e dirigido por Nelson Pereira dos Santos o longa retrata os desafios de uma família pobre da região árida no nordeste. Obra-prima do cinema nacional.

09 – Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) – Dirigido por Glauber Rocha é o longa que melhor representa a fase inicial do Cinema Novo e traz um retrato violento da vida e desafios de uma família no nordeste. Teve repercussão internacional e é considerado um clássico.

10 – Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995) – Filme que deu o pontapé inicial no movimento intitulado de Retomada, após o país passar por uma crise financeira afetando projetos culturais. A atriz Carla Camurati surpreendeu ao se lançar como diretora e injetar uma certa dose de humor na história do Brasil colônia de Portugal.

Essa lista é apenas uma sugestão e há muitos outros filmes brasileiros notáveis que poderiam ser incluídos, dependendo dos gostos e interesses individuais.

Confira o trailer de ´Cabra Marcado Para Morrer`, documentário dirigido por Eduardo Coutinho

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe
Alessandra Rocha
Alessandra Rocha
Artigos: 21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *