A década de 1980 ficou marcada na história do cinema como um período de criatividade fervilhante, inovação técnica e produções icônicas que moldaram a cultura pop e influenciaram gerações de jovens espectadores. Dessa forma, com uma mistura de aventura, fantasia, comédia e ação, o cinema dos anos 80 definiu tendências, introduziu novas formas de contar histórias e deixou um legado que ressoa até os dias atuais.
Como resultado, uma das maiores características da década de 80 foi a ascensão dos filmes de ação e aventura. Clássicos como “De Volta para o Futuro“ (1985), dirigido por Robert Zemeckis, trouxeram uma combinação envolvente de ficção científica e humor, cativando o público com uma narrativa empolgante e personagens memoráveis.
Enquanto isso, “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981), dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Harrison Ford, deu vida a um herói arrojado e carismático, definindo os padrões para muitos filmes de ação que se seguiram.
A década também foi marcada pela ascensão do cinema de fantasia e da imaginação desenfreada. Portanto, filmes como “E.T. – O Extraterrestre” (1982), também dirigido por Spielberg, exploraram a amizade entre um garoto e um ser de outro planeta, tocando corações e levando os espectadores a jornadas emocionais e mágicas.
Enquanto isso, “Os Goonies” (1985), dirigido por Richard Donner, trouxe um grupo de jovens aventureiros em busca de tesouros, conectando-se com a imaginação e a coragem dos jovens espectadores.
Convergência de gêneros cinematográficos
Contudo, a década de 80 também testemunhou a ascensão do cinema de ação espetacular com filmes como “Rambo: Programado para Matar” (1982), estrelado por Sylvester Stallone, e “Duro de Matar” (1988), estrelado por Bruce Willis. Portanto, esses filmes redefiniram o gênero de ação, introduzindo protagonistas durões e tramas intensas, além de cenas de ação que se tornaram referências culturais.
Além disso, a década de 80 viu o surgimento do fenômeno cinematográfico “Star Wars” continuar com o lançamento de “O Império Contra-Ataca” (1980) e “O Retorno de Jedi” (1983). A franquia não apenas expandiu seu universo épico, mas também estabeleceu os padrões para efeitos especiais inovadores que influenciaram toda a indústria audiovisual.
A década de 80 não foi apenas uma era de produções memoráveis, mas também deixou um legado duradouro na indústria cinematográfica. O desenvolvimento de técnicas de efeitos especiais revolucionou a forma como histórias eram contadas e inaugurou a era das superproduções de Hollywood.
Além disso, a popularidade desses filmes entre os jovens espectadores contribuiu para o surgimento de uma cultura de fãs dedicados, impulsionando a indústria de merchandising e estabelecendo uma conexão duradoura entre o cinema e seus públicos.
Em resumo, a década de 80 no cinema foi um período de brilho criativo e revolução cinematográfica. As produções icônicas desse período não apenas cativaram as audiências da época, mas também deixaram um impacto profundo na indústria audiovisual e moldaram a cultura pop de maneiras que continuam a ser sentidas até hoje.
Filmes da década de 80 que muitos consideram imperdíveis
Não é fácil enumerar uma lista, seja ela qual for, de melhores ou piores. Contudo, o critério analisado para essa lista de filmes da década de 80 leva em consideração o seguinte: o quão marcante essa produção foi e como ela impactou a indústria.
Alguns desses longas não atingiram sua perfeição mas se destacaram, seja pela forma como foi divulgado em seu lançamento, como no caso de ´Batman (1989)`, o fato dele ter se tornado tão popular, como aconteceu com ´Top Gun` (1986) , por ter causado alguma revolução, no caso de ´Uma noite Alucinante` , em que o diretor Sam Raimi criou e patenteou uma câmera feita exclusivamente para o filme, para obter enquadramentos nunca feitos antes. Todavia, apenas por ele ter um roteiro excelente, isso já o torna merecedor de ser contemplado por todos.
1980
- O Iluminado – Dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, esse filme figura sempre na lista de melhores filmes de terror de todos os tempos. Foi aqui que surgiram os primeiros planos feitos por uma steadycam, ou seja, é um filme revolucionário que impactou a indústria. Baseado na obra de Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick, esse filme de terror psicológico segue a história de um escritor que fica cada vez mais perturbado enquanto cuida de um hotel isolado no inverno.
- Touro Indomável – Considerado pela crítica espcializada o melhor filme da década! Martin Scorsese em sua melhor fase dirigindo Robert DeNiro em um papel que exigiu muito do ator.
- Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca – A continuação da saga Star Wars, dirigida por Irvin Kershner, continua a jornada dos heróis da Rebelião contra o Império Galáctico.
- O Homem Elefante – Um filme imperdível que entrega atuações viscerais, um trabalho de maquiagem perfeito e um roteiro que vai te fazer refletir mesmo após os créditos finais.
- Superman 2 – As opiniões se dividem em mais um daqueles casos em que a continuação pode superar o original. Muitos consideram Superman 2 um nível acima do primeiro e esse é realmente considerado o super herói daquela década.
- Gente Como a Gente – Premiado com o Oscar no ano seguinte, um filme sensível que entrega ótimas atuações e Robert Redford conduzindo com maestria uma história comovente que está entre os melhores do gênero drama na década.
- Pixote, a Lei do Mais Fraco – O cinema brasileiro ganhou projeção mundial com esse longa metragem. O argentino Hector Babenco conduziu com maestria esse filme com um discurso totalmente atual.
- Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu – A comédia que redefiniu o modo de fazer humor com o cinema catástrofe.
1981
- Os Caçadores da Arca Perdida – Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Harrison Ford, este é o primeiro filme da icônica série de aventura de Indiana Jones, que segue um arqueólogo aventureiro em busca da Arca da Aliança.
- Mad Max 2 – Muita violência estilizada em um filme que é um marco no gênero aventura e é considerado o melhor da trilogia.
- Uma Noite Alucinante / A Morte do Demônio – Sam Raimi pegou um orçamento baixíssimo e entregou uma pequena obra prima do terror, que rapidamente se tornou um estrondoso sucesso e ganhou um remake ainda melhor.
- Carruagens de Fogo – Premiado com o Oscar no ano seguinte
- Eles Não Usam Black-Tie – O cinema nacional brasileiro em sua melhor forma
- Um Lobisomem Americano em Londres – Efeitos especiais revolucionários para a época, o filme é referência até hoje no subgênero lobisomens.
1982
- Blade Runner – A princípio incompreendido e criticado, Blade Runner só se tornou sucesso e cult um bom tempo após seu lançamento. Hoje se tornou um marco da época e muitos o consideram o filme da década. Dirigido por Ridley Scott, esse filme de ficção científica é ambientado em um futuro distópico e segue um detetive caçador de androides que busca aposentar replicantes rebeldes.
- Rambo
- ET: O Extraterrestre – Dirigido por Steven Spielberg, esse filme emocionante e cativante segue a história de amizade entre um menino e um alienígena perdido na Terra.
- Poltergeist: O Fenômeno – Filme de terror produzido por Spielberg com ótimos efeitos visuais e que ficou marcado pela ´Maldição` quando vários atores atores morreram no decorrer dos anos.
- Tron: Uma Odisseia Eletronica – O filme é mediano, mas merece projeção por ser um dos primeiros a utilizar a tecnologia virtual a seu favor, com efeitos especiais nunca antes vistos.
- Ghandi – Premiado com o Oscar em 1983 é uma excelente biografia do líder indiano com cenários, atuações e direção de arte dignas de qualquer prêmio.
1983
- Laços de Ternura – Filme premiado com o Oscar em 1984
- Trocando as Bolas – John Landis conseguiu reunir um elenco de peso e projetar a carreira do até então desconhecido do grande público Eddie Murphy, em um filme inteligente e acima da média
- Os Eleitos –
- Scarface –
1984
- Era Uma Vez na América – Sergio Leone em sua melhor forma
- O Exterminador do Futuro –
- A Hora do Pesadelo – O diretor Wes Craven ganhou projeção mundial com este filme que se tornou uma das franquias mais amadas da década de 80 no gênero terror. O vilão Freddy Krueger se tornou um sucesso absoluto nas bilheterias, aparecendo em mais de 9 filmes e virou série, catapultando também seu intérprete Robert Englund.
- Os Caça-Fantasmas – Uma comédia paranormal dirigida por Ivan Reitman, que segue um grupo de cientistas excêntricos que lutam contra atividades fantasmas em Nova York.
- Amadeus – Premiado com o Oscar no ano seguinte, essa biografia do famoso músico austríaco é indispensável e merece todo o reconhecimento como uma das melhores da década. Imperdível!
- Cabra Marcado Para Morrer – O cinema brasileiro produziu uma pequena safra de clássicos na década de 80 e este filme faz parte deste seleto grupo, portanto, obrigatório pra qualquer cinéfilo.
1985
- A Hora do Espanto – O vampiro pós-moderno nunca foi tão bem representado como nesse filme, que revolucionou o gênero injetando humor e transformando a ´espantomania
em febre no Brasil. A moda com o título ´A Hora
` pegou e muitos filmes foram batizados dessa forma no país. O Clube dos Cinco - John Hughes sabia como ninguém retratar o universo juvenil nas telonas e esse filme é o que melhor representa a geração ´bratpack
` no cinema. Dirigido por John Hughes, contudo este filme explora as dinâmicas sociais de um grupo de estudantes do ensino médio que têm que passar um sábado de detenção juntos.- Silverado –
- Entre Dois Amores – Premiado com o Oscar no ano seguinte
- O Ano do Dragão –
- O Beijo da Mulher Aranha –
- A Hora da Estrela –
- De Volta para o Futuro – Dirigido por Robert Zemeckis, esse filme de aventura e ficção científica acompanha as viagens no tempo de Marty McFly e seu amigo cientista, Doc Brown.
- A Rosa Púrpuira do Cairo –
- Ran –
- Vá e Veja –
1986
- Aliens: O Resgate – Raramente uma continuação supera o original. Muitos atribuem essa frase ao filme dirigido por James Cameron, que conseguiu injetar novos elementos à uma das franquias mais adoradas e rentáveis do cinema.
- Platoon – Premiado com o Oscar em 1987, é um filme dramático com cenas chocantes e que faz refletir sobre o horror da guerra
- Top Gun – O filme qu projetou a carreira de Tom Cruise e Tony Scott, o diretor e irmão mais excêntrico de Ridley.
- Veludo Azul – David Lynch em sua melhor forma apresenta um filme que não se enquadra em apenas um gênero.
- Labirinto: A Magia do Tempo – Dirigido por Jim Henson e estrelado por David Bowie e Jennifer Connelly, este filme de fantasia segue uma jovem em uma busca para resgatar seu irmão de um labirinto mágico.
- Conta Comigo – Baseado em uma obra de Stephen King e dirigido por Rob Reiner, este filme narra a história de quatro amigos adolescentes que partem em uma jornada para encontrar o corpo de um menino desaparecido.
1987
- Hellraiser – Um filme de terror totalmente despretensioso que foi conquistando o circuito mundial aos poucos pelos festivais de gênero. Foi objeto de disputa judicial entre dois estúdios pelo direito de uso e hoje é considerado inovador para a época.
- Robocop –
- Bom dia, Vietnã
- Os Intocáveis
- O Ultimo Imperador – Filme premiadíssimo com Oscar e dirigido por Bernardo Bertolucci. Cenários de encher os olhos para contar a história comovente do último imperador da China. Imperdível.
- Nascido para Matar –
- Adeus, Meninos –
- Asas do Desejo – Filme poético dirigido por Wim Wenders que nos faz refletir sobre nossas emoções e fantasias em meio à rotina diária. Obra prima singela que merece ser contemplada.
1988
- Uma Cilada para Roger Rabbit – O filme revolucionou a interação entre humanos e animação de uma forma nunca vista antes. Algumas tentivas haviam sido feitas, como em ´Alô, Amigos`, mas não con essa perfeição
- Akira -Essa animação revolucionou
- Cinema Paradiso – Esse é um daqueles filmes obrigatórios na vida de qualquer cinéfilo. Dispensa apresentações por se tratar de um dos melhores filmes da década e feito para emocionar.
- Brinquedo Assassino –
- Rain Man – Premiado com o Oscar em várias categorias, um filme que traz uma abordagem muito bem feita do autismo. Com excelente interpretação do consagrado Dustin Hoffman
- Ligações Perigosas – Clássico absoluto o filme é de uma perfeição ímpar. Figurino, atuações impecáveis, portanto, tudo nesse filme se conecta de forma harmônica.
- A Insustentável Leveza do Ser – Um drama romântico ambientado na Primavera de Praga, explorando o amor, desejo e liberdade em meio a uma época de repressão política. Com atuações intensas de Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche, o filme reflete sobre as complexidades dos relacionamentos e o peso das escolhas que moldam nossas vidas.
- Meu Amigo Totoro – Uma animação inovadora para os padrões da época tornam esse filme japonês obrigatório para quem aprecia ou não o gênero.
- Asas do Desejo –
- O Túmulo dos Vagalumes -Foi o ano das animações japonesas brilharem nas telonas e com essa produção não foi diferente.
- Sociedade dos Poetas Mortos – Um drama inspirador sobre a importância de seguir seus sonhos e desafiar as convenções. Com a atuação marcante de Robin Williams, o filme explora o impacto transformador de um professor em seus alunos, incentivando-os a abraçar a liberdade de pensamento. “Carpe diem” é sua mensagem central, um convite à vida plena.
1989
- Batman – O filme que melhor definiu a estratégia de marketing em Hollywood e serve de referência para campanhas até hoje.
- A Pequena Sereia – O filme que tirou a Disney do buraco, após o estúdio quase decretar falência. ´A Pequena Sereia` revisita os antigos clássicos, portanto reconquistou adultos e crianças da nova geração com personagens cativantes.
- Nascido em 4 de Julho – Tom Cruise de desconstruiu de toda vaidade e mergulhou de cabeça como o ex-combatente do vietnã que fica paraplégido. Apesar de não ter sido premiado, essa é lembrada como uma de suas melhores atuações.
- Conduzindo Miss Daisy – Premiado com o Oscar de melhor filme
- Faça a Coisa Certa – O filme que deu projeção a Spike Lee e definiu sua carreira como um dos diretores mais brilhantes da década seguinte.
- Sexo, Mentiras e Videotape – O primeiro longa de Steven Soderbergh aos 26 anos, ganhou inúmeros prêmios ao redor do mundo. Portanto, é um filme que causou uma pequena revolução no final da década com temas tabus para Hollywood e trouxe novos caminhos para as futuras produções.
Em síntese, Lembramos que a década de 80 produziu muitos outros filmes memoráveis, e essa lista é apenas uma seleção dos que muitos consideram imperdíveis.
LEIA TAMBÉM: